« Alalaô | Main | Patrulha Cristã »
fevereiro 09, 2005
e-city
De novo nossa aldeia é notícia:
Acesso à internet muda hábitos de cidade de 7.500 habitantes no interior de SP - 06/02/2005
O município é Sud Mennucci (...) A cidade tem 7.500 habitantes, um Orçamento anual de R$ 11,5 milhões e um sistema de acesso à internet semelhante ao que está instalado em partes de cidades como Amsterdã (Holanda), Taipé (Taiwan) e Filadélfia (EUA).
Veja a matéria completa aqui.
Abaixo reproduzo outro texto publicado na Folha de S.Paulo do dia 06-fev, e com acesso on line restrito aos assinantes do jornal.
Moradores ganham dinheiro na rede
DO ENVIADO A SUD MENNUCCI
Osvaldo Concórdia Júnior, 26, exibe em seu quarto os vários pares de tênis, relógios e bonecos articulados de personagens de filmes e quadrinhos, todos importados, e comenta: "Estou dando entrada numa moto com o dinheiro que eu ganho com eles".
Júnior é um morador de Sud Mennucci que aproveitou uma oportunidade -o acesso gratuito à internet disponibilizado pela prefeitura- e montou um negócio, a compra e venda de importados, especialmente tênis que não chegam ao Brasil, pela internet.
Ele conta que o negócio começou com sua paixão pelo calçado. Quando a Nike lançou, há três anos, um novo modelo -que custava cerca de R$ 700-, Júnior, que na época fazia faculdade em São José do Rio Preto, procurou-o em todas as lojas -fazendo contato até com a própria Nike Brasil- e não o encontrou.
Achou, então, um contato em Orlando (EUA), que comprou o desejado tênis e o enviou para o Brasil. Desfilando com o modelo novo no pé, Júnior chamou a atenção de outros aficionados por marcas e recebeu uma oferta pelo par de calçados que tinha comprado. A partir daí, teve o estalo: começar a importar modelos dos EUA e revendê-los no Brasil.
Com a estrutura de internet montada pela prefeitura em Sud Mennucci, Júnior criou uma empresa informal de importações sem sair de casa: encomenda direto de Orlando os modelos de tênis que não chegam ao país e os anuncia no site de vendas da internet Mercado Livre, no qual interessados do Brasil inteiro podem fazer encomendas. Recebe os produtos em sua casa pelo correio e de lá mesmo os despacha para seus clientes on-line.
Dos tênis -que compra por cerca de US$ 150 (cerca de R$ 390) e vende por até R$ 600-, Júnior partiu para outros tipos de importados, como relógios, CDs e, agora, bonecos articulados. Ele louva a internet instalada pela prefeitura, sem a qual não conseguiria tocar seu negócio. "Antes, era inviável, eu pagava R$ 40 por uma péssima conexão discada em um provedor de Andradina (cidade vizinha), além de gastar R$ 120 mensais com interurbanos. Agora, tenho acesso de alta velocidade gratuito, o negócio dá lucro."
Aparecido Irlei de Conde, o Cidinho, é outro dos grandes beneficiados com o novo acesso à internet. Dono da K&K Modas, loja de roupas e acessórios, sempre usou a internet em seu negócio para fazer transações bancárias. Ele mostra contas mensais de telefone -tinha uma linha dedicada exclusivamente à internet- de até R$ 400 e diz que, com o novo sistema de internet, parou de gastar e ampliou o uso da rede.
"Antes eu enviava pelo correio os cheques pré-datados que recebia. Hoje eu tenho conta em três bancos e gerencio tudo pela internet. Além disso, faço consultas na Serasa para conferir os cheques e faço pedidos de compras e negociação com fornecedores de outras cidades por meio de programas de comunicação on-line", explica Cidinho.(MAC)
Posted by Darcio at fevereiro 9, 2005 11:13 AM
Trackback Pings
TrackBack URL for this entry:
http://www.seresteros.com/cgi-bin/mt-tb.cgi/15
Comments
Hei, desejo saber a url, e-mail ou telefone do Osvaldo Concórdia Júnior, pois desejo contactá-lo para viabilizar compras on line. Abraço do Lyb
Posted by: Lyb at março 24, 2005 10:04 PM