« Patrulha Cristã | Main | Coisas do futebol »
fevereiro 10, 2005
Famosidade
E a internet gratuita de nossa aldeia tá rendendo. Esteve aqui em casa uma repórter do SBT pra gravar uma matéria. Os caras insistem em nos mostrar como índios que agora podem comprar nas lojas virtuais e usar o internet-banking. Como se só houvesse isso na rede. Pelo que entendí, a moça não sabe nem o que é um weblog. Ok, um monte de gente que usa a net também não sabe, mas ela é uma profissional da informação...
Bem, passa hoje no TJInterior (é na TVI, retransmissora do SBT em Araçatuba, que, adivinhem só, não transmite pra minha cidade), ao meio-dia.
...
Pelo que me disseram, a matéria me fez parecer um nerd-consumista que não sai de casa nem pra ir à esquina. Ótimo. Editaram minha entrevista pra confirmar o que eles imaginam que acontece.
A repórter conduziu a reportagem enfatizando que a internet resolve os problemas que ELA tem na cidade grande. Claro que é bom comprar qualquer coisa com alguns cliques. Mas não faz absolutamente nenhuma diferença o net-banking, já que quase não temos filas por aqui.
...
A grande sacada do negócio é a democratização da informação. Poder escolher tuas fontes - imagine que não temos nem banca de jornal na cidade.
Perdeu a oportunidade de fazer uma reportagem diferente das outras, que miram no estereótipo "caipira-que-tem-computador", e acertam o tiro n'água.
...
Update: O Neto Cury manda avisar que a notícia saiu também na InfoOnLine.
Posted by Darcio at fevereiro 10, 2005 10:06 AM
Trackback Pings
TrackBack URL for this entry:
http://www.seresteros.com/cgi-bin/mt-tb.cgi/17
Comments
Como não vi a reportagem local, só posso falar da matéria da Folha de domingo (06/02/2005)que relata de fato o que acontece em Sud.
A reportagem da Folha também não se deteve em falar sobre o que existe na rede, todo o seu mundo, fonte de informação diversa... sendo que este me parece lugar comum quando ser fala de internet. A matéria deu enfoque a inovação tecnológica que esta cidade do interior vem sofrendo, pelo menos na folha não senti que os sudmenucensses seriam “índios que agora podem comprar nas lojas virtuais e usar o internet-banking”, eu mesma me lembro que a alguns meses, quando passava dias em Sud, precisava terminar um trabalho da faculdade e não havia meios de me conectar à internet, a lan-house era somente para o vídeo-game. Hoje no entanto, encontrei em vária casas esta possibilidade, imagino que a compra de computadores também vem aumentando na região.
É sem dúvida um grande avanço e motivo de orgulho para quem aí reside. Podem ter certeza que novas reportagens vão rondar as proximidades e quem saber até matérias internacionais já que a cidade agora entra em disputa tecnológica com a Filadélfia.
Pelo o que senti no seu relato é que a tv local, sem criatividade, sem força para inovação,ou seja, nenhum espírito jornalístico, deve ter pego a matéria da Folha como base e transformado em algo sensacionalista. Que pelo que me parece, é o tipo de jornalismo que mais dá audiência e causa comentários na região.
Chimeni
Posted by: Chimeni at fevereiro 10, 2005 04:48 PM
E Sud vai ganhando mais que merecidos xv minutos de fama...legal! Quanto a reportagem da TVI...ruim mesmo, pois o enfoque foi "bundão na cadeira", devido "as vantagens" da net grátis. Fazer o que? O tema "democratização de comunicação" passou batido. Quais seriam as revistas citadas pela reportagem, eis a questão?
Posted by: Sandino at fevereiro 11, 2005 12:08 AM
Æ, vocês estão na INFO ONLINE também... saca só
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022005/09022005-16.shl
Abraços
Posted by: Neto Cury at fevereiro 12, 2005 04:38 AM