« Cidadania pelas Águas | Main | Plágio ou influência? »

dezembro 13, 2004

Vivendo e aprendendo

A melhor banda do rock nacional (o Ira!), com o melhor guitarrista do rock nacional (Edgard Scandurra) e o vocalista mais honesto do rock nacional (Nasi), lançaram um de seus melhores CDs, o "Acústico MTV Ira!".


Conheci o Ira! em 1985 , ano de "Mudança de Comportamento". Corri atrás do compacto depois.


Sandino e André nas gravações do Acústico Ira!


Nesse grande PFL que virou o rock brasileiro, o Ira! desempenha o mesmo papel que Luciana Genro, Heloísa Helena e Babá tiveram em relação ao PT: chegaram lá mas não se deslumbraram, seguiram fiéis a seus princípios. São autênticos.
Mas os caras, dirão alguns, são tão autênticos assim e lançam logo um Acústico MTV? Confesso que também tenho um pé atrás com os ditos acústicos. Via de regra, o formato vem justificar a falta de criatividade.


Como toda regra tem sua exceção…o fato deles terem gravado no formato faz mais bem ao Acústico do que mal ao Ira!, pois devolve ao projeto sua dignidade original, que começou lá em 1991, quando Paul McCartney gravou o primeiro "Unplugged" da história.
Basta ouvir a bela "O Girassol", que passou meio batida no CD "7 (Sete)", de 96, e é um exemplo perfeito do rock simples e direto da banda. Que outro grupo poderia fazer de versos aparentemente banais como "Você é meu sol/ Um metro e sessenta e cinco de sol" e "Como eu sou um girassol/ Você é meu sol" uma poderosa declaração de amor?


Eis a outra qualidade de Scandurra, além da poderosa canhota: como um sábio poeta japonês, ele tira beleza de bobagens do cotidiano ("Você me ligou naquela tarde vazia/ E me valeu o dia", de "Tarde Vazia", ou ainda "Meus amigos, minha rua/ As garotas da minha rua", de "Envelheço na Cidade").
Ou conjuga "uppercuts" como "Se meu filho nem nasceu/ Eu ainda sou o filho", da clássica "Dias de Luta", e "Quanta gente já ultrapassou/ A linha entre o prazer e a dependência", da nova "Flerte Fatal".
É muito mais difícil sobreviver ao sucesso do que ao fracasso. Sorte ao Ira!

Posted by Sandino at dezembro 13, 2004 03:44 PM

Comments

Muito boa matéria... parabens...

Posted by: qwerty at agosto 2, 2005 11:24 AM

Post a comment




Remember Me?