« dmb | Main | eu já sabia »
maio 20, 2004
porquê!?
É notadamente incrível como o bizarro me acompanha em minhas viagens pela internet.
Passando pelo Filtro, ví um post sobre um trabalho do pessoal da UNB. Eles estão digitalizando o acervo do Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa (?). Ao final do trabalho, serão cerca de 3 milhões de páginas manuscritas de 340 mil documentos dos séculos XVI a XIX.
Essas cousas me despertam curiosidade, e fui até lá.
Usando o sistema de buscas de uma forma totalmente ALEATÓRIA, encontrei isso:
"Carta do desembargador sindicante de Santos, Antônio da Cunha Souto Maior, ao rei D. João V, informando que a devassa tirada ao sargento-mor Bento do Amaral Gurgel aponta-o como culpado da morte do provedor da Fazenda do Rio de Janeiro, Pedro de Sousa."
Agora, te desafio a achar um documento tão SINGULAR quanto esta missiva.
Posted by Darcio at maio 20, 2004 08:21 PM