agosto 09, 2005

Patente

A Monsanto tá tentando patentear porcos.
Não são porcos alterados geneticamente, apenas usaram técnicas de criação diferentes e agora querem receber royalties sempre que
alguém utilizar os tais manejos...
Pro ano que vem irão tentar patentear as gentes que se alimentarem com seus produtos.

Posted by Darcio at 07:25 PM | Comments (0) | TrackBack

janeiro 03, 2005

Ajuda

Conta da UNICEF para doações às vítimas do tsunami:
UNICEF Brasil
Banco do Brasil
Agência 3382-0
Conta corrente nº 404700-1
UNICEF - CNPJ: 03.744.126/0001-69
...
Não precisa fazer como a Sandra Bullock e doar $1milhão, qualquer quantia será aceita.

Posted by Darcio at 09:29 PM | Comments (0)

novembro 29, 2004

Censura e violência

Impunidad nunca más é um projeto que lista jornalistas e fotógrafos assassinados por fazerem seu trabalho. Ao denunciar ou fotografar atividades ilícitas, são mortos pelos criminosos. No Brasil, o caso mais famoso é o de Tim Lopes, mas existe uma quantidade impressionante de profissionais assassinados. Temos mais casos do que a Colômbia. O site dispõem de uma petição à justiça dos países envolvidos, para que dêem mais atenção aos processos de investigação.

Posted by Darcio at 09:46 PM | Comments (0)

novembro 22, 2004

DVD

Assistí uma parte - domingão à noite é f*** - do show Coldplay Live 2003, que registra a turnê do segundo disco, A rush of blood to the head. Foi gravado no Horden Pavillion, em Sidney, Autrália. Do pouco que ví, posso dizer que os caras tem presença no palco. A guitarra etérea de Jon Buckland fica quase extraterrena com os efeitos de luzes do palco. ... O Badú ficou o tempo inteiro me enchendo o saco, querendo saber o que estava escrito na mão do vocalista Chris Martin. Como sou um cara legal, aí vai, Cabeça: Make Trade Fair (algo como faça comércio limpo, justo) é um movimento que luta contra injustiças cometidas por grandes conglomerados corporativos e práticas ilegais de comércio, ou que prejudiquem de alguma forma as populações mais carentes dos países envolvidos. São tretas como a que o Brasil tem contra os subsídios dados pelos EUA ao algodão produzido lá; o preço pago aos produtores de café pela Kaft e Nestlé (segundo o site, o menor dos últimos 100 anos!), a exploração da mão de obra de países subdesenvolvidos por multinacionais como a Nike. Tem mais gente boa engajada no movimento, como o REM e o Noel Galagher, do Oasis. Aqui tem uma entrevista (em espanhol, Badú) com o Chris Martin sobre seu envolvimento com o Make Trade Fair.

Posted by Darcio at 10:03 PM | Comments (0)

novembro 17, 2004

Os vermelhos na contramão

Tudo bem que os caras do Greenpeace são meio paranóicos, mas já imaginou se os malucos do governo embarcam mesmo nessa? "Recentemente, o governo federal sinalizou, por meio de declarações do Ministros de Ciência e Tecnologia Eduardo Campos, a intenção de investir bilhões de reais na construção de cinco usinas atômicas, na continuidade do projeto de enriquecimento de urânio e na fabricação de submarinos nucleares. Temos pouco tempo para impedir que esta aventura nuclear se concretize. O Presidente Lula deverá tomar a decisão final até o final do ano. Chega de jogar dinheiro fora com tecnologias ultrapassadas, caras, sujas e perigosas como a energia nuclear e o lixo radioativo gerado por esta. O Brasil pode gerar toda a energia que precisa para o seu desenvolvimento por meio de fontes renováveis, limpas e seguras. O Brasil é solar, é eólico, é renovável. Diga não ao nuclear! Participe e contribua com nossa luta na defesa do meio ambiente e na busca por um futuro verde e pacífico."

Posted by Darcio at 10:13 PM | Comments (0)

outubro 19, 2004

Imprensa on-line

Obviamente, deu treta o movimento para trocar o nome da Av. Jornalista Roberto Marinho pra Av. Jornalista Vladmir Herzog (veja post abaixo). Um dos manifestantes foi preso. ... Agora, vamos às notícias na mídia on-line: Esse site diz que eram 30 (trinta) os manifestantes. A Tribuna da imprensa on line informava na segunda à noite que eram 40 (quarenta) pessoas. Eu disse informava, por que a notícia já não está mais lá. Por um motivo inexplicável(tosquice, talvez) os caras não arquivam as notícias antigas, eles apagam. O Último Segundo e o Terra noticiaram cerca de 100 (cem) revoltosos e informam que a fonte foi a Agência Brasil. No site do CMI, onde a coisa foi maquinada, não há menção ao número de manifestantes que a "causa" mobilizou. Talvez por terem aparecido poucas pessoas. Não acho que isso tire algum mérito da idéia dos caras. Não vou ficar discutindo isso aqui. Mas pelas fotos, dá pra ver que tinha pouca gente mesmo. Quem compareceu em peso mesmo foram as "forças repressoras". Puliça adora mandar spray de pimenta num comunista. ... Falemos então da controvérsia entre os números de participantes informados. Percebam que não estamos falando de 90.000 pessoas, o que é deve ser beeem mais difícil de contar (estimar). E pouca diferença faria se eram 75.432 ou 103.433: isso é gente PRACARÁLEO. Eram 30 ou 100. 30 ou 100. ... Tudo isso pra chegar à conclusão de que você não deve MESMO confiar no que publicam por aí. ... Então venha você também participar do DIA DO CAOS.

Posted by Darcio at 11:13 PM | Comments (0)

outubro 17, 2004

Rebatismo

Amanhã - 18/ou - rola um movimento pra mudar o nome da Av. Jornalista Roberto Marinho (antiga Águas Espraiadas), pra Av. Jornalista Vladmir Herzog. Claro que deve ser um lance simbólico, já que duvido que o negócio vire oficial. Mas que é legal, isso é. Cabe lembrar a ironia de que a avenida foi construída pelo Sr. Paulo Salim Maluf, partidário da mesma ditadura que "suicidou" Herzog. Via Trabalho Sujo.

Posted by Darcio at 11:19 PM | Comments (0)

setembro 27, 2004

campanha legal

A galera da USP, PUC e Mackenzie está ensinando português no Timor Leste, país que conquistou a independência em 2002. Até então, seu povo era proibido pelo governo indonésio de falar a língua portuguesa. Eles vão utilizar quadrinhos pra facilitar o aprendizado. Você pode ajudar doando aquele monte de gibis da Turma da Monica, que você deixa mocozado em algum canto. Um avião da FAB vai levá-los pros professores voluntários no final de novembro. Os locais de coleta estão aqui.

Posted by Darcio at 09:12 PM | Comments (0)

agosto 05, 2004

vitória

O presidente Lula vetou nesta segunda feira o artigo que liberava o desmatamento em áreas urbanas. (ver post do dia 30.07) Mais de 4500 pessoas enviaram cartas pelo site do Greenpeace, que atuou junto com mais de 160 ONGs no movimento 'Não à Expansão Urbana Desordenada!'. É isso aí. É se organizando que as pessoas conseguem mudar as coisas nesse país. Notícia completa aqui.

Posted by Darcio at 09:32 PM | Comments (0)

julho 30, 2004

desmatamento em áreas urbanas]

Se liga que foi aprovado no Congresso um projeto de lei com novas regras pro setor imobiliário com o intuito de estimular o setor construção civil. Até aí beleza. O que pega é que o relator do projeto, o deputado Ricardo Izar (PTB-SP) incluiu um artigo que invalida a aplicação do Código Florestal em áreas urbanas e de expansão urbana. O que isso significa? Que caso haja uma área verde dentro do perímetro urbano, não há mais restrições ambientais federais pra impedir o desmatamento, dependendo somente da administração local. Segundo o IBGE, apenas 22,2% dos municípios brasileiros têm um Conselho de Meio Ambiente. O problema poderá ser mais grave na área da Mata Atlântica e Zona Costeira, por conta da especulação imobiliária. O que você pode fazer? Entre no site do Greenpeace, leia a matéria completa, e mande um e-mail pro nosso Presidente pedindo o veto deste artigo.

Posted by Darcio at 09:50 PM | Comments (0)

maio 04, 2004

genes modificados

O Greenpeace quer a sua ajuda. Entrando no site, mande uma mensagem ao governo brasileiro pedindo para colocar em prática a lei de rotulagem de transgênicos.
Tem um cabôco pendurado na âncora do navio Global Wind - que carrega 30 mil toneladas de soja transgênica da Argentina - bloqueando a entrada no porto de Paranaguá, no Paraná.
...
Não há certeza sobre se os transgênicos fazem ou não mal à saúde. Mas essa carga vem da Argentina.

Posted by Darcio at 08:37 PM | Comments (0)