agosto 08, 2005
Batman
Fodão esse tal Batman Begins. Assistí no sábado passado. Fazendo coro com a crítica, finalmente honraram o personagem dos quadrinhos. Até o Batmóvel é responsa.
Posted by Darcio at 08:31 PM | Comments (0) | TrackBack
julho 29, 2005
sci-fi
Assistí a Guerra dos Mundos, da dupla Spielberg-Cruise.
De fato, como difamam os críticos, houve uma precipitação no desfecho, do tipo vamos-acabar-logo-com-isso. Fora isso, um filme perfeito.
Leia a resenha no Burburinho.
Update: quanto ao final, diz o Inagaki que é fiel ao livro. Que não lí.
Posted by Darcio at 06:26 PM | Comments (0) | TrackBack
Cinema do futuro?
Já existe festival de filmes feitos com games 3D. Os caras colocam os personagens dos games pra 'interpretar', e depois fazem a dublagem e a trilha.
Posted by Darcio at 06:19 PM | Comments (0) | TrackBack
junho 29, 2005
Darth "simprão" Vader
Assisti sábado passado ao Star Wars Episódio 3, também conhecido como "A ascensão da besta".
A besta ali é no sentido de OTÁRIO mesmo, não de BESTA-FERA, ou BESTA DO APOCALIPSE.
Alguém que cai na lábia de um PALPATINE do jeito que o Sr. Anakin Skywalker caiu, tem mais é que SE ESTREPAR, mesmo.
Posted by Darcio at 09:40 PM | Comments (0) | TrackBack
junho 14, 2005
Valores invertidos
Sábado passado, perambulando numa loja popular de departamentos, encontrei uma peça inusitada: um gorro com a mascara medonha de Darth Vader bordada - também tinha a opção de levar uma apenas com o nome do vilão, escrito em uma fonte estilizada, imitando fogo*.
É certo que devem vender até supositório em forma de sabre de luz. Mas não eram o Obi-Wan e o Yoda que deveriam estar estampados no gorro? O garganta profunda não é "do mau"? Do lado negro? Ou fui eu que entendi tudo errado?
...
Não, não comprei. Mas já me arrependi.
...
*Sabendo que o Sr.Anakin começou a usar a armadura porque caiu na incandescente lava, soou-me como uma puta sacanagem enfeitar o letreiro daquele jeito.
Posted by Darcio at 10:22 PM | Comments (0) | TrackBack
março 27, 2005
Sin City
"Sin City" revoluciona adaptação de HQs
"Sin City" é um marco. A cada punhado de anos, Hollywood produz um filme-marco, que influenciará os próximos títulos do gênero e será imitado à exaustão.
Sérgio Dávila rasga a seda pra cima do filme de Robert Rodriguez e Frank Miller. Estréia no Brasil em maio.
UPDATE: No Yahoo tem uma galeria comparando partes do filme com a HQ. Simplesmente incrível.
Posted by Darcio at 08:39 PM | Comments (1) | TrackBack
março 22, 2005
Filme inverossímil
No Scream&Yell:
Para ilustrar a rivalidade das famílias, Barreto fez de seu Romeu um corintiano roxo, e de sua Julieta uma palmeirense verde.(...) O grande dilema acontece quando Romeu e Julieta se apaixonam, mas são de torcidas rivais. Romeu ainda tenta se passar por palmeirense, e engana a família de Julieta, acaba se tornando sócio do Palmeiras e indo com o futuro sogro ver o Verdão perder a decisão do campeonato mundial de futebol em Tóquio.
Fica a pergunta: por amor, você vestiria a camisa do arquiinimigo? E por amor à Luana Piovani? Hein?
Veja o trailer aqui, ou acesse o site oficial.
Posted by Darcio at 10:54 PM | Comments (3) | TrackBack
fevereiro 27, 2005
Filmes
Férias de 15 dias com pouca grana. O que fazer? Assistir os filmes que perdi quando passaram no cinema, ou que não valiam o preço do ingresso. Então lá vai:
Alien Vs Predador: filme sobre o encontro dos ETs mais violentos do cinema. Forçaram a barra colocando um humano vencendo, no corpo a corpo, o gosmento Alien. Só a Sigourney Weaver seria convincente nesse papel. E mesmo assim, depois de apanhar pra cassete.
Matadores de velhinha: pífia comédia com Tom Hanks: piadas escatológicas, chatíssimas.
Eu, Robô: Sci-fi baseado no livro do Isaac Asimov. Apesar de estar um tanto cansado de filmes com ação tipo "perseguições em alta velocidade", gostei desse.
Piratas do Caribe - a maldição do Pérola Negra: Johnny Depp como o pirata mais viajandão dos sete mares.
Colateral: Tom Cruise é um assassino que faz um pobre taxista participar contra a vontade dos crimes. Diálogos legais. Filmes com taxistas são legais.
Kill Bill Vol.1: Sangue, sangue e mais sangue, com pitadas de funk. Tarantino é uma fera na arte do trash.
Posted by Darcio at 07:55 PM | Comments (1) | TrackBack
janeiro 24, 2005
Os Incríveis
![]()
Assistí neste sábado "Os Incríveis", a mais recente animação da Pixar.
Família de super heróis leva uma vidinha normal no subúrbio. O pai, que teve seus dias de glória como Sr.Incrível, não vê graça nenhuma nisso e quer reviver os tempos áureos. Então, começa a confusão.
Como de costume, a Pixar promove um espetáculo visual. Os gráficos dos cenários são exageradamente realistas, dando a impressão de em alguns casos terem sido filmados em uma locação "real".
A escolha por personagens caricatos evita a comparação com a bomba "Final Fantasy". Com uma história muito bem desenvolvida, é ótima opção de diversão.
Nota-se também uma preocupação da Disney com a tradução, mudando o nome dos personagens (Bob Parr virou Roberto Pêra, por exemplo), acredito que pra ficar fácil pra molecada entender.
No site da Pixar tem vários trailers, imperdíveis.
Não fosse tudo isso, o filme ainda valeria a pena por ter sido indiretamente responsável pela injeção de mais US$20 milhões no filme do Quarteto Fantástico.
![]()
Posted by Darcio at 09:41 PM | Comments (0)
janeiro 18, 2005
Elektra quase assassina
Elektra é ruim. Já era de se esperar que na esteira dos mega sucessos - e bons - Homem Aranha e X-men, chovessem coisas mal acabadas baseadas em quadrinhos, como se só o fato de terem personagens criados nas HQ fosse suficiente pra um filme legal. Assim, destruiram a reputação do Hulk, Demolidor, Elektra, Justiceiro, Mulher Gato...
...
Então chora, meu filho:
"Essa não é a Elektra. Durante o filme conhecemos uma personagem sofredora, deprimida, mãezona até, mas nunca a assassina.".
Como diz o velho ditado, é o olho do dono que engorda o rebanho. Pra sair coisa que preste, tem que ter a supervisão do pai da matéria (vide o resultado da co-produção de Mike Mignola em Hellboy).
Veremos se estou certo: vêm aí Sin City e Batman Begins. Quanto ao primeiro, tem a co-direção de Frank Miller. Já o filme do morcegão, é quase certo que vai dar merda. Batman só funciona bem no papel. Em carne e osso, nunca prestou.
Posted by Darcio at 08:24 PM | Comments (0)
novembro 17, 2004
Cinema
Sábado passado fui assistir Rei Arthur, filme sobre os cavaleiros da távola redonda. O filme é legal, apesar da galera do Omelete ter sido extremamente cruel em sua crítica (acho que esses nerds estão mal acostumados com as histórias sendo contadas em trilogias). Um fato interessante é que, para o pôster oficial do filme, deram uma ligiera turbinada em Keira Knightley, que interpreta a sedutora Guinevere. A menina é bonita, só não a fotografaram em seu melhor ângulo pro pôster...Posted by Darcio at 10:14 PM | Comments (0)
novembro 10, 2004
Superman
Faleceu ontem Christopher Reeve, 52 anos. :(Posted by Darcio at 11:34 PM | Comments (0)
novembro 09, 2004
Wooah!
Aí, nerdaiada, toca todo mundo pra cá assistir o teaser trailer de Star Wars Episódio III - A vingança do Sith. 19 de maio de 2005 nos cinemas.Posted by Darcio at 10:35 PM | Comments (0)
novembro 08, 2004
Filme causa insônia
Fiquei preso à telinha da TV na madrugada de sábado, assistindo Abra os olhos, filme espanhol de 1997, lançado apenas em vídeo no Brasil, e que passou no Cine Belas Artes, do SBT. É a história de um playboy que tem o rosto desfigurado após um acidente causado por uma mina com na qual deu uns pegas. Soube depois, pesquisando na internet, que foi refilmado com o titulo de Vanilla Sky, com o Tom Cruise no papel principal.Posted by Darcio at 10:42 PM | Comments (0)
Ulha!
Eu estou mesmo muito por fora das notícias do cinema...
Não é que um dos meus diretores favoritos, o mestre Tim Burton (O cavaleiro sem cabeça, Planeta dos Macacos, Batman, Edward Scissorhands, Marte Ataca!) está refilmando A fantástica fábrica de chocolates?!
O primeiro filme, de 1971, com Gene Wilder no papel de Willy Wonka, me aterrorizava quando era moleque.
Saiba + sobre a refilmagem, que deve estrear em julho de 2005.
Posted by Darcio at 10:39 PM | Comments (0)
novembro 05, 2004
Esse só perco se me arrancarem os olhos
Nina - Os sete pecados está sendo lançado hoje, 05/11. O filme é uma adaptação do livro Crime e Castigo, de Dostoiévski (confesso que é um dos poucos clássicos que li com vontade) ambientado no submundo paulistano. O detalhe imperdível é que o filme tem desenhos de Lourenço Mutarelli - o cara mais FODA do pedaço, quando se fala em ilustrador e quadrinista no Brasil - animados pela Lobo. Que dupla mais DOCARÁLEO! Muito bem cuidado também o site do filme. Recomendo fortemente a visita. O presskit tem uns .pdf muito legais. Baixe pelo menos o que tem os desenhos do mestre Mutarelli. Saiba + sobre o filme. Saiba + sobre Fiódor Dostoiévski. ... Update: crítica de Ricardo Calil para NoMínimo. Não comentarei o que ele escreveu. Não antes de ver o filme. O simpático crítico teve a gentileza de contar várias partes do filme. Que cara bacana.Posted by Darcio at 10:45 PM | Comments (0)
novembro 03, 2004
Filmes
Feriadão. Já havia me esquecido de como é bom morgar. Assistí três filmes. O primeiro, A máquina do tempo, dirigido pelo bisneto de H. G. Wells, o escritor do clássico de mesmo nome de 1895, conta a história de um físico que constrói a tal máquina pra tentar mudar um acontecimento do passado, e, não tendo sucesso na empreitada, vai pro futuro buscar pra descobrir porque o passado é imutável. Os efeitos especiais durante as viagens são muito interessantes, e a versão de futuro reservado à humanidade daqui à 800 mil anos, bastante instigante. Duvido que tenhamos esse tempo todo pela frente. Afinal, acabei de ver que o Bush foi reeleito. :( ... Já Gangues de Nova Yorque, filme dirigido por Martin Scorcese, não correspondeu à todo o barulho feito pelas 10 indicações ao Oscar 2003 (incluindo a de melhor filme. Não levou nenhum). É a história da treta entre imigrantes e "nativos" americanos, na caótica Nova Yorque do século XIX. Não sei se pela simples presença do Di Caprio (esse cara definitivamente não convence fazendo papel de mal), pela atuação exagerada de Daniel Day-Lewis ou pelo excesso de sangue (gratuito) da película. O filme simplesmente não funcionou. ... Quanto ao clássico O Poderoso Chefão - Parte II, a ressalva fica pelo final meio descontinuado: o filme precisa da parte III pra ser melhor digerido, não rola como uma peça única. Mas quem sou pra discordar do mestre Francis Ford Coppola? Foi a primeira continuação da história a ganhar Oscar de melhor filme. São contadas duas tramas: a da origem de Dom Vito Corleone, muito bem interpretado por Robert De Niro, e a tentativa de seu filho Michael Corleone (Al Pacino) de estender ainda mais os tentáculos da família. Se um dia tiver grana pra um aparelho de DVD, já sei qual a primeira coleção comprar.Posted by Darcio at 10:53 PM | Comments (0)
outubro 25, 2004
Pirata
Dá uma olhada nessa notícia: Keith Richards confirmado em Piratas do Caribe 2 e 3. Pra quem não assistiu o primeiro filme, é uma treta de piratas fantasmas. Dizem as más línguas que Keith precisará do auxílio da computação gráfica para quando NÃO estiver transformado em fantasma. Hoho.Posted by Darcio at 11:04 PM | Comments (0)
outubro 16, 2004
Underworld
Acabei de assitir o dvd de Anjos da Noite - Underworld, filme de 2003, que versa sobre uma treta entre vampiros e lobisomens. Mistura de RPG, Matrix e Romeu & Julieta, é um bom divertimento prum sábado à tarde. Segundo o Omelete, os produtores optaram mais por maquiagem pros monstros do que computação, o que dá mais realismos pros bichos. Apesar dos fantásticos avanços do CGI, nada como uma boa gosma à base de catchup. Isso pra não falar em Kate Beckinsale, que passa o filme inteiro com roupinhas de couro. Hmmmmm...Posted by Darcio at 11:24 PM | Comments (0)
outubro 05, 2004
Tudo que é bom acaba um dia
O criador de "Os Simpsons", Matt Groening, 50, anunciou que a série animada de TV vai deixar de ser produzida. De acordo com Groening, a dificuldade em criar novas histórias tem aumentado cada vez mais. Notícia completa na Folha Online.Posted by Darcio at 11:41 PM | Comments (0)
setembro 21, 2004
cinema
Matéria sobre dois filmes : um sobre os Ramones e outro sobre o Metallica. Apesar de vários erros na grafia do nome de bandas e artistas, vale a pena a leitura.Posted by Darcio at 08:24 PM | Comments (0)
setembro 13, 2004
sin city
Este promete: será lançado em abril de 2005, Sin City, adaptação da sangrenta HQ do mestre Frank Miller. A produção, dirigida por Robert Rodriguez (de El Mariachi, e da bomba Era uma vez no México*), está sendo acompanhado de perto por Miller, que assumiu a co-direção. Já foram liberados alguns posters e imagens. O principal desafio é adaptar o visual noir das histórias em quadrinhos para a telona, mas quem viu o trailer (eu, com essa maldita infernet à manivela, não consegui ver), garante que o negócio tá ficando chic. No elenco, vários malditos de Holywood: Bruce Willis, Mickey Rourke e Benicio Del Toro. * não assista esse filme, nem por curiosidade - é muuuito ruim.Posted by Darcio at 09:28 PM | Comments (0)
setembro 09, 2004
olha a rata
[olha a rata] Hector Babenco é chamado de imbecil por Claudio Assis, diretor de 'Amarelo Manga', ao receber o Grande Prêmio TAM de Cinema de melhor diretor por 'Carandiru'. Claudio Assis também mandou Babenco tomar no c*. "Se ninguém tem coragem de chamar a família Barreto, Cacá Diegues e Babenco de dominadores, eu tenho. Cinema nesse país tem que ser feito com honestidade"- disse Assis após o ocorrido. + aqui ... Sobre esse episódio, peço permissão para citar um dos Farsantes: A segunda lembrança (que o filme Olga lhe trouxe) é meu sonho de ser cineasta, logo abandonado por uma triste constatação: por melhor que fosse meu trabalho, o resultado seria sempre um filme brasileiro. ... Hoho.Posted by Darcio at 09:31 PM | Comments (0)
junho 23, 2004
Tróia
Assisti Tróia, neste sábado. Quem conhece a história reclama das mudanças feitas roteirista David Benioff. Porém, para que fosse dada a importância devida a todos os personagens da estória conforme descrita por Homero, em seus clássicos Ilíada e Odisséia, acho que seriam necessários uns dez filmes de três horas cada. Vários personagens importantes sequer apareceram, como a esposa do rei Príamo de Tróia, Hécuba. Além disso, os produtores optaram por não envolverem os deuses, que nos livros tramam e interferem o tempo todo. Isso tirou boa parte da complexidade e do encanto da estória. O resultado, um filme apenas mediano.Posted by Darcio at 09:20 PM | Comments (0)